Instituição

O Centro de Estudos de Gestalt-Terapia de Santa Catarina é uma instituição que reúne profissionais em psicologia, voluntários, identificados com a Abordagem Gestáltica e com a missão de divulgá-la.

Caracteriza-se também por ser um núcleo formador de Gestalt Terapeutas e tem como objetivo o estudo e o ensino da abordagem gestáltica, fundamentada no estudo da psicopatologia e do desenvolvimento humano.

Como núcleo formador, conta com uma equipe de professores constantemente estimulada no seu processo de atualização profissional dentro da comunidade gestáltica nacional e internacional.

O CEG foi fundado em Curitiba /PR em 1988, tendo um núcleo em Joinville através de Alcides Ignacio Junior e suas alunas na época , entre elas, Brigite Peterhans e Nadia Kruguer . Em 16/08/2002 foi adquirida uma sede física própria para Joinville e assim, fundado o CEG/SC , passando a funcionar de forma independente do CEG/PR. Além disso, desde 1999 o Instituto conta com o Acordo de Cooperação com a Faculdade de Psicologia de Joinville (ACE) a partir do qual se edita e se publica a revista Gestalt-Terapia Jornal.

Na história do CEG, foram mais de vinte turmas que se formaram Gestalt-Terapeutas. Fazem parte das atividades da instituição o Curso de Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica, Clínica Comunitária, palestras, cursos e workshops na área.